Na oitiva que ouviu a operadora de plano de Saúde Hapvida, na tarde desta quarta-feira (3), na Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Natal, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos), presidente da CEI, sugeriu a assinatura de um Termo de Cooperação entre a empresa e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon) para cumprimento de medidas acerca de denúncias de negativas de atendimento e cobertura a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A reunião aconteceu após a Justiça acatar medida cautelar requerida pela Procuradoria da Câmara e decidiu pela condução coercitiva de representantes da empresa. Para responder às perguntas dos membros da Comissão, estiverem presentes a gerente regional da Hapvida, Catarina Veloso, e o representante jurídico do plano, Fernando Pinto.


De acordo com o parlamentar, a ideia é levantar todas denúncias e demandas dos pais, que foram enviadas aos membros da comissão, definir prazo para cumprimento e solução dos problemas enfrentados pelas famílias, com risco de aplicação de multas e sanções para a operadora. “Vocês precisam assumir esse compromisso. Chamaremos o Procon para mediar esse processo. Os pais gostariam de ter dignidade e atendimento para os filhos, já para a operadora não é viável estar se expondo, com decisão judicial, condução coercitiva e acionamento da Justiça. Assinando, é preciso cumprir”, disse Kleber.


Na ocasião, os representantes da Hapvida demonstraram interesse em cooperar para sanar todos os questionamentos dos pais. “A nossa ideia é resolver o problema das crianças, jovens e famílias que querem ter seus atendimentos normalizados. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que isso ocorra o mais breve possível”, finalizou Kleber. Para a próxima quarta-feira (10), ficou definido que a Comissão ouvirá o representante local da empresa, para questionamentos específicos sobre atendimentos em Natal, para, após isso, se definir sobre o possível acordo com a operadora.