No próximo sábado, a Mútua-RN, caixa de assistência de engenheiros, agrônomos e geocientistas, e a UFERSA promoverão a grande final da competição de palitos de picolé, que é uma disputa onde os estudantes de Engenharia e Mutualistas Junior  testam sua capacidade de projetar uma ponte com todo embasamento teórico. 


Estão na disputa 10 equipes da Ufersa, UFRN e IFRN.


A comissão julgadora analisará todos os critérios estruturais envolvendo o projeto. O anúncio do grande vencedor será na mesma noite na AABB, em Natal.


A competição de construção de pontes acontece desde 2014, inicialmente utilizando macarrão espaguete como material principal. Com o passar dos anos, a estrutura evoluiu para palitos de churrasco e, atualmente, é feita com palitos de picolé. O objetivo do projeto é aplicar conhecimentos teóricos de engenharia na prática, incentivando a inovação e o desenvolvimento técnico dos participantes.

A cada edição, os critérios do edital são atualizados, tornando o desafio ainda mais dinâmico e competitivo. Entre os aspectos avaliados estão inovação, design, estimativa da carga de colapso e eficiência estrutural.

Com essa iniciativa, a Mútua RN reforça seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a qualificação dos futuros profissionais da engenharia no estado e conta com o apoio do Crea-RN e do Confea.