IMD desenvolve tecnologia com IA para prevenir desastres naturais

 





O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) apresentou, na manhã desta terça-feira (29), uma tecnologia munida de Inteligência Artificial (IA) que promete auxiliar no gerenciamento de riscos e na comunicação com a população em situações de desastres naturais.

A solução, intitulada Noah – referência ao personagem bíblico Noé – é fruto de um trabalho de professores, pesquisadores e estudantes engajados em auxiliar cidadãos e autoridades brasileiras no gerenciamento de crises como enchentes, deslizamentos e outras ameaças naturais.

Segundo Patrick Terrematte, docente do IMD que hoje coordena a iniciativa juntamente com o professor Ricardo José Matos de Carvalho, do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN, o projeto tem “um potencial indiscutível, visto que precisamos engajar as pessoas de modo eficiente quanto aos riscos ambientais. Até mesmo países desenvolvidos enfrentam crises, então todos nós precisamos estar preparados para essas eventualidades”.

Nesta terça-feira, o Noah foi apresentado à titular da Secretaria Municipal de segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Samara Trigueiro; ao secretário adjunto da Defesa Civil de Natal, José Geraldo Moura; e ao diretor do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Stenio Stephanio de Oliveira.

Postar um comentário

0 Comentários