Eu pensei em fazer um publicação específica para cada pasta com a qual tive a oportunidade de interagir nos últimos anos, mas demandaria muito tempo e o risco de cometer injustiças seria alto.
Agora, chegado o mês de dezembro - o último da gestão de Álvaro Dias - por obrigação e gratidão preciso fazer alguns reconhecimentos.
Álvaro recebeu a prefeitura de Natal em 2018 com nomes carimbados na administração da capital e para cumprir a palavra com o seu então aliado Carlos Eduardo, manteve durante muito tempo boa parte da equipe. Na medida em que a relação política entre os dois ia esfriando, Álvaro foi colocando novos nomes, do seu time e da sua confiança, para ocupar postos-chave na máquina pública municipal. Foi assim quando trocou Justina Iva por Cristina Diniz, Ilzamar por Andréa Dias, Tomaz Neto por Carlson Gomes, Johnny Costa por Irapoã, Eleqcina por Daliana entre outros.. Figuras que pareciam de longe serem auxiliares efetivos de gestões do ex-prefeito, foram dando vez a nomes novos e com novas ideias. Natal passou de uma gestão que fazia o básico e foi conhecendo uma gestão com grandes obras e ações que impactavam positivamente a vida do cidadão, seja ele de qual classe social for.
Ao longo do final do primeiro mandato e o início do segundo, Álvaro oxigenou os quadros da Prefeitura de Natal com novas caras, novos projetos e sobretudo com uma equipe comprometida não com o projeto político do chefe, mas com o bem-estar do cidadão Natalense e com o desenvolvimento da cidade.
Vivenciamos e vencemos sob a liderança de Álvaro e a abnegação dos seus auxiliares, a mortífera pandemia da Covid-19, onde a coragem do nosso gestor, o apoio político garantido pela Câmara e capacidade técnica da equipe que foi montada, foram decisivos para os Natalenses terem tido danos moderados em relação à média nacional de mortes, a proteção da nossa economia e a retomada da rotina em momentos de arrefecimento da crise de saúde pública.
Outro gol de placa da gestão Álvaro Dias foi a revisão do plano diretor, a barreira maldita que impedia o crescimento de Natal. Com a coragem do Prefeito, a dedicação e honestidade da equipe da SEMURB liderada pelo Secretário Thiago Mesquita e a vontade política da Câmara Municipal em apreciar o projeto e destravar o nosso crescimento, Natal vive hoje um permanente canteiro de obras.
Com o advento da tecnologia e sobretudo o perfil dos auxiliares, a equipe de gestão ficou mais próxima do povo. Através do Natal Digital, canal criado no âmbito da Prefeitura, o cidadão passou a ter a oportunidade de encaminhar as demandas da sua rua e do seu bairro para que a prefeitura pudesse, dentro da realidade da gestão, resolvê-las. Outro ponto positivo e talvez um dos mais importantes, foi o acesso direto aos Secretários do Município através do WhatsApp, onde quase todos estão presentes em grupos de Movimentos Comunitários, de Bairros e de movimentos reivindicatórios de demandas.
Na convivência quase que diária com esse time de Álvaro, fiz bons amigos que levarei pra vida. Com outros tive divergências públicas, me excedi com alguns e sempre tive a humildade de reconhecer isso. Por um ou outro foi destratado e em alguns momentos dobrei a aposta, comprando a briga mesmo. Hoje, vejo que tinha dado pra relevar e seguir a vida. É aprendizado.
Nos bastidores, pela ligação com alguns atores da gestão e com o próprio Prefeito, pude participar de articulações importantes para a vida política da cidade.
Para finalizar, quero aqui agradecer a todos, dos auxiliares de primeiro escalão ao mais simples funcionário que me recebeu em alguma secretaria, pela dedicação de todos vocês com o desenvolvimento de Natal.
Obrigado ao time Álvaro Dias!
0 Comentários