Tércio Tinoco apresentou emendas ao plano diretor que mudaram cenário da capital
Se para muita gente sem deficiência ou dificuldade de mobilidade, andar pelas calçadas da cidade é um desafio, imagine para quem tem limitações. John Lobo, morador da Redinha e cadeirante, vivia esse desafio - e os riscos dele, diariamente. “Em muitos trechos, era inviável andar pela calçada com minha cadeira de rodas. A única opção que me restava era ir pela rua, correndo o risco de ser atropelado. Eu tinha medo, mas ia”, diz o paratleta.
A situação começou a mudar após o vereador de Natal, Tércio Tinoco, apresentar emendas ao Plano Diretor cobrando ações de acessibilidade, entre elas a reestruturação de calçadas pelas ruas da capital. Mais de 70km de melhorias foram realizadas nas 4 zonas de Natal, um investimento de cerca de R$ 30 milhões. “Uma cidade precisa ser acolhedora e acessível para todos. Por isso, sempre falo da importância da representatividade, de ter uma pessoa com deficiência na Câmara, que vivencia os problemas que esse público enfrenta, e luta para resolvê-los”, diz Tércio, candidato à reeleição nas Eleições 2024.
Tércio foi o vereador que mais apresentou emendas ao Plano Diretor de Natal, a maioria delas voltadas à acessibilidade. “Para muita gente, acessibilidade pode parecer ‘besteira’, até o momento em que essa pessoa vai quebrar uma perna, andar de muleta, e perceber na pele como a falta de espaços acessíveis impactam negativamente na nossa vida”, alerta o vereador. Seguindo as normas de acessibilidade, as calçadas que estão sendo reformadas possuem superfície regular, firme e antiderrapante. Além de faixas de piso tátil com larguras adequadas, sinalização e rebaixamentos, dentre outras melhorias.
Usuário do sistema de transporte púbico, John aprovou as mudanças: “para usarmos as plataformas e entrarmos no ônibus ficou muito melhor. Calçadas com essa qualidade incluem pessoas com deficiência na sociedade. A gente só comemora, porque ganha autonomia, qualidade de vida, e tempo, porque agora está muito mais fácil e rápida nossa locomoção nos trechos onde foram feitas a obras”, comemora John.
“Uma de nossas metas para o próximo mandato é ampliar a quantidade de calçadas acessíveis, assim como garantir outras medidas de inclusão da pessoa com deficiência, mobilidade reduzida e idosos”, promete o vereador.
0 Comentários