Juízas do Trabalho que atuam no RN receberão títulos de cidadãs potiguares na segunda

 



A Assembleia Legislativa, por uma proposição do deputado estadual Ubaldo Fernandes, realizará uma Sessão Solene na próxima segunda-feira, 27, às 10h, no plenário Clóvis Motta, para entregar títulos de cidadania norte-rio-grandense às juízas do Trabalho Simone Medeiros Jalil e Rachel Vilar de Oliveira Villarim, além do advogado André Rogério Gomes de Arruda. 



A Cidadania Honorária objetiva homenagear e agradecer às pessoas que não nasceram no estado, mas que contribuem para seu desenvolvimento social e econômico, reconhecendo suas benfeitorias e destaques em atividades culturais, políticas, científicas e sociais. “Esse título equipara os homenageados a uma adoção oficial passando a ser irmãos e conterrâneos por engrandecerem nosso estado, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais e nossos homenageados representam tudo isso com maestria, pois dão relevantes contribuições em prol do nosso povo”, diz Ubaldo.


BIOGRAFIAS

Nascida em Campina Grande/PB, Rachel Vilar de Oliveira Villarim é filha de Geroncio Vilar e de Suely de Oliveira Vilar, casada com Arthur Villarim Neto (médico nuclear e diretor médico da Liga contra o Câncer no RN) e mãe de Camila e Pedro. Concluiu Direito em 1994 pela UFPB e ingressou na Justiça do Trabalho no cargo de Analista Judiciário em 1996, tendo trabalhado nos Tribunais Regionais do trabalho do Ceará, de Pernambuco e de São Paulo. Tomou posse como juíza do trabalho no TRT da Bahia em 2002, sendo transferida por permuta para o TRT do RN em 2004. Em 2014, foi promovida a Juíza Titular, atuando na Vara do Trabalho de Caicó por quase 10 anos. Em 1º de abril de 2024, assumiu a titularidade da 5ª Vara do Trabalho de Natal. Atua como Juíza Supervisora no Cejusc/Natal e foi uma das coordenadoras do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Juízes do trabalho durante 15 anos.



Nascida no Rio de Janeiro/RJ, Simone Medeiros Jalil é filha de Naef e Tânia, casada com Costa Barros e mãe de Luiza, Helena e Júlio. Veio para Natal em 1985, tendo se formado em Direito pela UFRN em 1990. Foi servidora do TRE até 1994, tendo ingressado na carreira da magistratura em 1995 no TRT/RN. Atuou em todas as Varas do Trabalho do RN, sendo promovida a titular da 3ª Vara do Trabalho de Mossoró, onde residiu por três anos, removida para a Vara do Trabalho de Assu e, desde 2013, é titular da 1ª Vara do Trabalho de Natal. Sempre atuou em ações sociais, como projetos com mães e sopão na Vila de Ponta Negra. Fez parte de pastorais ligadas ao Idoso. Presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas entre 2006/2008, atuou em diversas frentes políticas, associativas e sociais, auxiliando instituições. Atuou em diversas escolas estaduais ao longo de 15 anos, sendo uma das coordenadoras do programa TJC (Anamatra), levando noções de justiça e cidadania a alunos da escola pública, trazendo belíssimos frutos com muitos alunos hoje formados em direito e atuando na TJ. Atualmente, é coordenadora do Cejusc Natal, atuando na pacificação de conflitos individuais e coletivos. É pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Digital e Proteção de Dados e é mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN.


Nascido em Cabo de Santo Agostinho/PE, André Rogerio Gomes de Arruda é advogado e especialista em Direito Material e Processual do trabalho, possui escritório de advocacia e consultoria em Natal, atuando no Rio Grande do Norte e outros estados. É também graduado em Gestão Financeira e Licenciatura em Administração e Comércio. Tornou-se um ativista pela defesa dos direitos humanos das pessoas idosas, ingressando em 2015 na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB do RN e em 2017 passando a integrar o Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Natal, sendo eleito Vice-Presidente. Em 2017, também tomou posse no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana do Natal. Ainda em 2017, criou a Ação Solidária de Valorização a Pessoa Idosa, realizada anualmente. André ingressou, ainda, como voluntário da Pastoral da Pessoa Idosa, da Arquidiocese do Natal e, em 2019, foi eleito Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Natal, além de Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da Associação Brasileira de Advogados – ABA/RN. Também em 2019, com a criação da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa, na Assembleia Legislativa do RN, tornou-se Vice-Presidente desta frente. Em 2020, foi agraciado com o Selo de reconhecimento Safira da Silver Ocean 60+. Em 2021, com a Comenda Padre Sabino Gentile. Em 2024, tornou-se conselheiro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte, representando a OAB/RN.

Postar um comentário

0 Comentários