Uma das marcas da atual gestão da
Prefeitura é a ampliação de ferramentas e canais digitais à disposição da
população, oferecendo de uma maneira simples e rápida acesso aos serviços e
informações relacionadas à administração pública municipal. Lançado
recentemente pelo prefeito Álvaro Dias, o Guia de Serviços (https://guiadeservicos.natal.rn.gov.br/),
é uma das plataformas on-line que possibilitam ao
cidadão encontrar todos os detalhes sobre a gestão, incluindo a
localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço
ofertado; o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos
necessários para cada ação.
“Ao alcance de um clique, tanto os natalenses quanto os
turistas terão acesso a todas informações referentes à gestão em áreas como
mobilidade urbana, saúde, esporte, lazer, assistência social e turismo. É uma
ferramenta prática e de grande valia para todos”, destaca o prefeito Álvaro Dias.
Quem acessa o guia confere as seguintes
informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área
temática, descrição, link para atendimento online, equipamentos do serviço,
público-alvo,
tarifa, etapas para acesso, documentos necessários e legislação. No Guia
de Serviços, também é possível enviar sugestões e dúvidas.
Para navegar pelo Guia de Serviços, o
cidadão pode utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de
informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e
avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil.
Quanto à periodicidade de atualização das informações constantes, ela ocorrerá,
a cada seis meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos
serviços, em todas as áreas.
A ausência de informações acerca de
quaisquer serviços poderá ser notificada pelo cidadão à Prefeitura do Natal
através da aba Cadastro no Guia de Serviços. “O Guia vem cumprindo
o importante papel de ser a interface entre o cidadão e a gestão municipal,
além de ser um forte aliado e um facilitador para o cidadão que precisa de
informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, pois a busca pode ser
feita por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário. Quero
agradecer o empenho e a competência de toda a equipe da secretária municipal de
Planejamento pelo trabalho desempenhado", explicou Joanna Guerra.
0 Comentários