Continuam as mobilizações neste Abril Azul, de conscientização com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No próximo sábado, dia 20, a partir das 9h, acontecerá mais um blitz com panfletagem de revistas informativas e palestras ao ar livre com esclarecimentos de dúvidas à população. A ação, dentro da campanha "Vamos abraçar o Autismo", acontecerá na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, por uma realização do Mandato Cidadão (vereador Dickson Júnior) em parceria com entidades que atuam na bandeira: Instituto Le Blue, Mães Corujas e Coletivo de Pais Atípicos do RN.
O evento é dirigido ao público em geral (pessoas típicas e atípicas) e visa mostrar que a inclusão começa com aceitação, seja das próprias famílias com crianças autistas e outros transtornos e síndromes ou não. "Sabemos que os desafios em prol das pessoas com autismo são muitas. Vão desde a luta para diagnóstico e tratamentos a direitos respeitados e políticas públicas. Mas entendemos que a conscientização da sociedade é fundamental para nos fortalecer nessas lutas. Além de combater preconceito e desinformação, precisamos ter a população ao nosso lado para cobrar avanços", destaca Dickson, que é pai atípico e membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal.
MAIS
O vereador enfatiza que as blizen pela cidade começaram com panfletagens e sentiram a necessidade de esclarecimentos com especialistas a partir de uma ação na Praça de Neópolis quando uma mãe atípica, que é psicopedagoga, foi convidada por ele a tirar dúvidas do público presente.
Essa iniciativa se soma a outras que estão realizando, como o Radical Inclusão em praças públicas (com oferta de brincadeiras gratuitas) e a Sala de Acolhimento, que é uma roda de conversa com familiares atípicos - com participação de assessores jurídicos e psicossociais - que vem ocorrendo em escolas, salões de igrejas, conselhos comunitários e até mesmo unidades básicas de saúde.
Além disso, ele enfatiza legislações que vem criando para fortalecer a bandeira. No dia emblemático na luta por direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no último 2 de abril, a Câmara Municipal de Natal aprovou, à unanimidade, em segunda discussão, o Projeto de Lei Nº 285/2023, de sua autoria, que "impõe atendimento psicossocial prioritário para as mães, pais e responsáveis que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com TEA, no âmbito do município de Natal/RN”.
Já no dia 04 de abril, a Prefeitura do Natal lançou o Selo Empresa Amiga do Autista para contempla empresas e estabelecimentos que adotem políticas internas que contribuam com inclusão, adaptação, fomento de emprego e renda, além de ações sociais voltadas para pessoas com TEA, decorrente da Lei Nº 7.650/24, de autoria também do vereador, que foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 de janeiro deste ano.
0 Comentários