Desde Domingo(21) começou a circular veículos por um desvio alternativo construído às margens da BR 304 à altura de Lajes. São cerca de 2,7KM por dentro de duas propriedades rurais. A ideia surgiu dos donos das fazendas da área em parceria com inúmeros proprietários de carros de lotação da região. Esses profissionais viram a atividade definhar nos últimos 22 dias em razão do rompimento da ponte no Rio Ponta de Serra e a demora do DNIT em entregar o novo desvio da 304.
Segundo Armando Filho, proprietário de uma das fazendas por onde passa a nova rota, a população local não aguentou esperar pelo governo; "A gente viu que pelo ritmo da obra ia demorar muito e já temos muita gente sofrendo com essa situação. O pessoal dos alternativos estava tendo muito prejuízo, porque aumentou a distância até Natal, uma demora de 4 horas pra chegar.Estavam trabalhando somente pra pagar a gasolina. E nas cidades o comércio da região parado. A gente teve que fazer alguma coisa..", desabafa.
Armando e os "loteiros" bancaram os serviços de contratação de máquinas, pedras e areia. Fizeram todo o serviço em regime de mutirão. Ele conta que o acesso estará aberto oficialmente a partir desta terça (23) com horário de funcionamento das 05 às 17h. Será permitida passagem de carros pequenos, vans, alternativos, caminhonetes e motos. Caminhões e ônibus não são permitidos.
À noite não terá acesso, as porteiras terão cadeados.
Haverá uma espécie de pedágio de R$ 30 reais por veículos para ajudar na manutenção do trecho e custo com pessoal.
Segundo Armando Filho, uma retroescavadeira alugada, permanecerá trabalhando na compactação do solo. Duas pessoas ficarão nas entradas para organizar o sentido dos carros e orientar os condutores no trajeto.
" A taxa é apenas pra gente pagar as despesas da manutenção", explica Armando Filho.
Atenção; O desvio particular de 2,7 KM em Lajes passa pela parede de dois açudes privados e sobe uma elevação de 300 metros, pavimentada com paralelepípedo. Uma pessoa vai orientar a condução. As entradas ficam há alguns metros antes do local da ponte que se rompeu na BR 304.
Via Blog Tárcio Araújo.
0 Comentários