“Vamos abraçar o autismo” terá ações no mês de conscientização


Em abril, mês de conscientização sobre o autismo, várias ações serão realizadas por toda Natal. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal, que tem como bandeira principal de luta em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Dickson Júnior realizará a campanha “Vamos abraçar o autismo: inclusão começa com aceitação” com eventos de sua iniciativa, além de se inserir a outros de instituições governamentais e não governamentais.



O primeiro deles é uma Sessão Solene, da Câmara de Natal, que acontecerá às 18h30 no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, homenageando personalidades que fortalecem a bandeira autista. Depois, terá um evento da Prefeitura do Natal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com suporte do mandato, que lançará, no dia 5 de abril, no Centro de Convenções, o Selo “Empresa Amiga do Autista” para empresas e estabelecimentos que adotam políticas internas que contribuam com inclusão, adaptação, fomento de emprego e renda, além de ações sociais voltadas para pessoas com TEA (criado pela Lei Nº 7.650/24, de autoria de Dickson).


No dia 06 de abril, acontecerá uma Caminhada do Autismo, da zona Oeste, no bairro de Felipe Camarão, a partir das 16h e o mandato do parlamentar estará presente distribuindo revista de conscientização sobre o autismo. Já no dia 07, ponto alto das mobilizações, acontecerá uma grande caminhada a partir 16h saindo da Avenida Rodrigues Alves em direção à Praça Cívica, aonde vários estandes e ações acontecerão com participação de várias entidades que militam a causa. No dia 09, Dickson e sua equipe farão panfletagens em escolas a partir das 7h e nos dias 10 e 11 blitzen às 17h (Av. Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul, e Av. João Medeiros, na zona Norte, respectivamente). Além disso, projetos regulares do mandato – Sala de Acolhimento e Radical Inclusão – serão realizados nos dias 13 e 27.


O SELO

O Selo será concedido em reconhecimento público às ações de responsabilidade social desenvolvidas por empresas privadas, no intuito de valorizar, defender e atender às pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou lhes conceder benefícios, podendo englobar: doações de bens, valores e equipamentos às ações promovidas pelo Município e/ou entidades do terceiro setor, legalmente constituídas; reserva de postos de trabalho; adaptação nos estabelecimentos comerciais; criação de espaços para auxiliar em possíveis desregulações; patrocínio de eventos culturais, esportivos ou de lazer; isenção de pagamento de entrada em estabelecimentos; campanhas de conscientização.


As empresas e estabelecimentos que atendam às condições descritas na Lei poderão utilizá-lo em suas dependências, em rótulos e/ou embalagens de seus produtos, na divulgação de serviços e/ou da sua marca, e em peças publicitárias como um diferencial para sua imagem comercial. 


TEA

Segundo estudo científico divulgado pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), do governo dos EUA, que levou em consideração informações coletadas em 2020, destaca a prevalência de autismo de 1 para cada 36 crianças. No Brasil, ainda não temos esses números, mas, se fizermos a mesma proporção do estudo com a nossa população, poderíamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no país. Tais informações justificam a necessidade de formulação de políticas de inclusão voltadas a essa parcela da população.

Postar um comentário

0 Comentários