O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta semana projeto de lei (PL 574 / 2022) de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos) que oferece o direito de toda mulher a ter acompanhante, pessoa de sua escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do município de Natal.
Para o parlamentar, a presença de um acompanhante de confiança pode fornecer apoio emocional e psicológico às mulheres durante consultas e exames, especialmente em situações delicadas ou desconfortáveis. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e o medo associados a procedimentos médicos, facilitando uma experiência mais positiva e tranquila.
“Ter um acompanhante presente pode facilitar a comunicação entre a mulher e o profissional de saúde, garantindo que todas as suas dúvidas, preocupações e necessidades sejam adequadamente abordadas. Ao garantir um ambiente mais acolhedor e inclusivo nos estabelecimentos de saúde, a medida pode incentivar as mulheres a buscar cuidados médicos de forma mais regular e preventiva, contribuindo para a promoção da saúde feminina e a prevenção de doenças”, disse. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Álvaro Dias.
0 Comentários