Dickson Júnior é homenageado na encenação da Conferência do Potengi

 





Autor da Lei Municipal nº 6.524/ que colocou a “Conferência de Natal ou Conferência do Potengi” no calendário oficial de Natal, o vereador Dickson Júnior (PDT) foi um dos 8 homenageados na encenação desse domingo (28), em Natal, que reviveu o momento histórico de 1943, quando os presidentes do Brasil, Getúlio Vargas, e dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, se encontraram em Natal, às margens do Rio Potengi, para definir a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. 


A Fundação Rampa entregou a personalidades do estado a Comenda Itamar de Sá (que trabalhou na Rampa na época dos hidroaviões e foi da diretoria do Aeroclube, instrutor de voo e militar da Aeronáutica), através de uma obra do artista plástico Guaraci Gabriel, feita em aço inox, com o Jeep da foto histórica de Vargas e Roosevelt com o mapa do RN. “Fui procurado em 2015 pela Fundação Rampa e, de imediato, me prontifiquei a apresentar o projeto de lei. Afinal tem uma grande importância histórica porque marcou a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial”, ressalta Dickson. 


O parlamentar reforça que a data é importante não só para Natal, mas para todo o Brasil, uma vez que a partir daí foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), garantindo recursos para a consolidação da Companhia Siderúrgica Nacional brasileira e, além disso, foi quando surgiu a aviação de cargas e passageiros do País. A reunião ocorreu em 28 de janeiro de 1943. Voltando da Conferência de Casablanca, que decidiu sobre o caminho a ser seguido pelos aliados, o presidente americano decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia.

Postar um comentário

0 Comentários