Radical Inclusão oferecerá experiências gratuitas para crianças atípicas neste sábado


As famílias atípicas ganham mais um evento focado nelas neste final de 2023. Trata-se do 1º Radical Inclusão, que acontecerá nesre sábado, 23, das 15h às 20h, na Praça Central do bairro Neópolis (Alameda dos Buganviles).


O evento surge para reforçar ações criadas este ano, como o 1º Arraiá da Inclusão e o 1º Natal da Inclusão, diante da necessidade de momentos destinados às pessoas com deficiência (PcD), especialmente às invisíveis como Transtorno do Espectro Autista (TEA). É gratuito e contará com atrativos para toda a família. Para crianças, terá rapel, escalada, slackline e trilha e, para adultos, serão oferecidos momentos com massoterapeuta, ventosa, aula de dança. 


idealizado e executado pelo servidor público Daniel Santiago, com apoio do Mandato Cidadão, do vereador Dickson Júnior e da N3 Adventure. “Já expressivo, mas ainda carente de atenção e prioridade pelo poder público e sociedade, esse público busca visibilidade e essa ação vem para fortalecer a luta por direitos iguais para todos os indivíduos, ofertando lazer e entretenimento, formatados e executados para incluir crianças, adolescentes e jovens com deficiências diversas. Mas também é aberto a cidadãos que defendem uma sociedade inclusiva, de empatia e respeito a todos”, explica Daniel. 


O vereador Dickson, por sua vez, enfatiza que o esporte é uma das melhores maneiras de inclusão destas crianças, sem contar os benefícios para o seu desenvolvimento, com ganhos cognitivos, de coordenação motora e de autoestima. “Uma das características do autismo é a falta de noção do perigo, pois não reconhecem situações em que possam se ferir, não têm medo de altura e têm pouca sensibilidade à dor ou até mesmo ausência. Às vezes a criança se machuca e nem chora. Ofereceremos atividades com segurança, que estimularão essas crianças positivamente”.


A meta dos organizadores, destaca Elder Tomaz da Silva Filho, CEO da N3 Adventure, é fazer mais uma grande celebração que desperte a atenção dos natalenses para o respeito e empatia às pessoas com deficiência. “Temos como objetivo incluir as crianças em um momento especial de atividades. Apesar de focar nas necessidades PcD, o Radical Inclusão é aberto ao público em geral com ricas trocas de experiências”.

Postar um comentário

0 Comentários