Famílias atípicas recebem acolhimento em projeto nas escolas de Natal

 
                            


Imagine uma roda de conversa que acolhe e enriquece os participantes com trocas de experiências fundamentais para melhorar a qualidade de vida das famílias atípicas, com profissionais da saúde e do jurídico. Essa é a “Sala de Acolhimento”, que chega a sua xx edição nesta quinta-feira (23), reunindo pais de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, no bairro Felipe Camarão, das 12h às 16h. 


Idealizado e executado pelo Mandato Cidadão, do vereador Dickson Júnior, esse projeto vem fortalecendo a bandeira autista, tentando reduzir impactos de negação ou dificuldade de aceitação e fortalecendo laços através de informação qualificada. “Lançamos esse projeto em maio em uma escola da zona Norte e protocolei, em agosto, o Projeto de Lei Nº 520/2023, que dispõe sobre sua criação no âmbito do sistema público da educação básica de Natal. A matéria está tramitando nas comissões temáticas da Câmara e estou otimista na aprovação no legislativo e na futura sanção pelo poder executivo, passando a ser executado pelo Município em toda a rede de ensino”.



“Ao receberem o diagnóstico, muitos pais iniciam um processo longo e doloroso, cheio de dúvidas, medos, angústias e questionamentos. Essa troca de experiência, aliada à orientação de profissionais, é importante para o bem-estar da família. Por isso, criamos esse momento de acolhimento e fortalecimento de vínculos, quebrando preconceitos, quando podemos avançar também na construção de propostas para políticas públicas mais efetivas para esse público”, destaca Dickson, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da CMN.


MAIS

A roda de conversa está prevista para acontecer das 14h às 16h, mas 12h às 14h serão dois serviços oferecidos por órgãos da Prefeitura do Natal: emissões de carteira da pessoa com deficiência, pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), e cartão de estacionamento (PcD e Idosos), pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Postar um comentário

0 Comentários