_Mês é de luta pela inclusão das pessoas com deficiência, e terá ampla programação_
Trinta dias e muitos eventos para chamar a atenção dos natalenses para a importância de incluir as pessoas com deficiência na sociedade. É o Setembro Verde, que em Natal terá uma programação especial, montada pelo gabinete do vereador Tércio Tinoco, primeiro cadeirante a ter um mandato na Câmara Municipal. “Comemoramos avanços na nossa luta por respeito e inclusão nos últimos anos, mas ainda há muito a se buscar, e esse mês ajuda a dar visibilidade às nossas causas, às causas das pessoas com deficiência”, diz o vereador.
O primeiro evento do mês está marcado para o sábado, dia 2. A 1ª Caminhada da Inclusão vai reunir associações que lutam pela promoção dos direitos da pessoa com deficiência. “O trabalho dessas associações é muito importante no dia a dia das pessoas atendidas por elas. Seja no esporte, cultura, saúde, educação, elas travam batalhas diárias para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos - muitas vezes até os mais básicos, respeitados. Essas associações têm todo o nosso apoio”, explica Tércio.
A concentração da caminhada será na frente do Aeroclube, na Avenida Hermes da Fonseca, a partir das 8h. A caminhada será de pouco mais de 1km, até o Shopping Midway Mall. A organização pede que as pessoas vistam verde, cor da campanha, e que simboliza a esperança de alcançar a inclusão social de todas as pessoas com algum tipo de deficiência.
No dia 21 de setembro, se comemora o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência no Brasil. E durante todo o mês, serão realizadas ações de conscientização e celebração à causa. A campanha busca também estimular a sociedade civil e o poder público a cumprirem a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), que tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
*SERVIÇO*
1ª Caminhada da Inclusão
Sábado, 02/09
Concentração: R. Hermes da Fonseca (em frente ao Aeroclube), 8h
0 Comentários