Câmara Municipal do Natal reativa Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental


A Câmara Municipal do Natal retomou os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, criada ano passado, com o intuito de fortalecer o debate junto às instituições, criar interlocução e encontrar alternativas para aliviar o problema que assola uma boa parte da população. 

A Frente contará com o vereador Kleber Fernandes como presidente, Dickson Júnior como vice-presidente, além dos vereadores Camila Araújo e Robson Carvalho como integrantes. 

De acordo com o presidente da Frente, Kleber Fernandes, a composição do grupo visa promover debates amplos, diálogos construtivos e conscientização sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais. "Trabalharemos incansavelmente para criar um ambiente de compreensão, apoio e acolhimento para quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental. É nosso dever dar voz a essa causa crucial, garantindo que quem precise de apoio encontre uma comunidade unida", disse.

Uma das metas centrais da Frente Parlamentar é a elaboração de relatórios detalhados das atividades, condensando as conclusões de reuniões, seminários e encontros. Isso visa garantir uma ampla disseminação de informações para a sociedade, assegurando a transparência e a acessibilidade do trabalho realizado.

O mandato do psdebista realizou debate no último dia 16 de agosto com entidades, como Conselho Regional de Medicina, poder público, setores da sociedade e profissionais que lidam com a área, como psicólogos e pedagogos. "Iremos levantar todas as informações desta reunião e realizar uma audiência pública em 14 de setembro. Precisamos buscar uma integração entre todos os setores. Isto é uma questão de saúde e segurança pública, social e educacional. Precisamos construir uma pauta voltada para apresentar soluções e melhorias em políticas públicas na área ", finalizou.


Dados Alarmantes


Dados recém-divulgados pelo vereador Kleber Fernandes expuseram um crescimento alarmante de 32% nos atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais em Natal, desde 2018. Esses números, originários da Secretaria Municipal de Saúde, evidenciam a necessidade urgente de lidar com as demandas em constante expansão no campo da saúde mental, sobretudo entre crianças e jovens. Transtornos como ansiedade e depressão destacam-se como temas recorrentes nas consultas, realçando a carência iminente de mais recursos e apoio.

Postar um comentário

0 Comentários