Aliado da governadora Fátima Bezerra (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN Jaime Calado (PSD) confirmou que seu partido terá candidato a prefeito na cidade de São Gonçalo do Amarante. A declaração do secretário praticamente enterra as esperanças do atual prefeito do município, Eraldo Paiva (PT), de receber o apoio de Jaime para o pleito do ano que vem, quando o chefe do Executivo será candidato à reeleição.
Caso a candidatura do PSD se confirme em São Gonçalo, o próprio Jaime poderá ser adversário do candidato da governadora Fátima, mesmo Calado ele sendo auxiliar da petista na administração estadual.
Apesar da pressão que é feita sobre o secretário por uma composição com Eraldo, Jaime afirma que o posicionamento do seu partido em ter candidatura própria é “simples” e acordado com a governadora.
“Nossa aliança é prioritariamente com o PT, onde der; onde não der, cada um no seu palanque, numa boa, com todo o respeito, sem querer ser melhor do que ninguém”, declarou o secretário em entrevista à Rádio Cidade (94 FM) na última terça-feira 6.
“É simples, existem diferentes partidos, eu sou de um partido e a governadora é de outro. Nós somos aliados, eu respeito muito a governadora, tanto administrativamente como politicamente, acho ela uma pessoa honesta, trabalhadora, de visão pública importante”, acresceu Jaime, que tentou transmitir uma sensação de normalidade no fato de ele ser aliado da governadora, mas costurar candidaturas contra o partido dela em determinados municípios.
Sabendo da influência de Jaime em São Gonçalo do Amarante, o atual prefeito Eraldo Paiva já fez cobranças públicas por um apoio de Calado. Para Paiva, a adesão de Jaime ao seu projeto de recondução seria uma retribuição ao petista, que apoiou o secretário na última eleição para deputado federal, além do fato de Jaime compor o governo Fátima Bezerra, que também é do PT.
Assim como em São Gonçalo do Amarante, em Natal o PSD e o PT também poderão ser adversários. Enquanto o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves é o nome da vez pelo partido de Jaime e da senadora Zenaide Maia, do lado do PT a pré-candidata é a deputada federal Natália Bonavides.
O ex-prefeito de Natal vem liderando todas as pesquisas até o momento e diz que não hesitará em enfrentar o Partido dos Trabalhadores na capital. Em 2022, Carlos fez campanha ao lado do PT para o Senado, mas acabou sendo derrotado pelo atual senador Rogério Marinho (PL).
“É [acordado com a governadora], onde der. Ela respeita, por isso que eu a respeito. Nós nos respeitamos de maneira que, onde der, a prioridade é a aliança com o PT. Não deu… e já foi assim na [eleição] anterior. Aqui em Extremoz a governadora tinha um candidato e nós tínhamos outro; ali em São Miguel do Gostoso também, e assim nós nos respeitamos”, acrescentou o secretário da Sedec-RN.
Questionado sobre a possibilidade de uma aliança com o prefeito Eraldo Paiva, Jaime Calado não descarta, mas prevê dificuldades para que essa união seja estabelecida. “Está muito cedo, só no ano que vem é que a gente vai ver isso. A preço de hoje está difícil, muito difícil”, declarou.
Apesar de ser visto hoje como pré-candidato do PSD a prefeito de São Gonçalo, Jaime fez uma ressalva ao afirmar que o fato de declarar que o partido terá candidato no município em 2024 não significa necessariamente que será ele quem irá para a disputa. A decisão, segundo o líder partidário, será tomada em conjunto com outras lideranças somente no próximo ano.
Em Mossoró, PSD também poderá ter palanque contra o PT
O casal Jaime e Zenaide aproveitou o “Pingo da Mei Dia”, evento que abriu os festejos juninos na cidade de Mossoró no último fim de semana, para reforçar o convite feito ao atual prefeito da cidade, Alysson Bezerra, para que ele integre os quadros do PSD no RN.
Jaime e Zenaide demonstraram proximidade com Alysson e até posaram para fotos com o prefeito e a primeira-dama Cinthia Pinheiro.
Segundo Calado, as conversas com o prefeito da cidade da região Oeste estão em andamento, mas não houve um desfecho por parte de Alysson. “Vamos aguardar a decisão”, disse Jaime.
Caso consiga a filiação do prefeito de Mossoró, o PSD poderá formar mais um palanque contra o PT da governadora Fátima no RN, uma vez que na cidade o partido da governadora já tem uma pré-candidata, que é a deputada estadual Isolda Dantas (PT).
Na briga por Alysson, o principal concorrente do PSD é o União Brasil, presidido no RN pelo ex-senador José Agripino Maia, que também já abriu conversas com o prefeito e aguarda uma resposta para a possível filiação.
Secretário abre as portas do PSD para João Maia
Diante da queda de braço entre o atual presidente do PL no RN João Maia e o senador Rogério Marinho (PL), que luta para obter o comando da legenda no Estado, Jaime Calado abriu as portas do PSD para o deputado, caso ele realmente perca a presidência.
Conforme a Coluna Opinião do AGORA RN apurou na semana passada, João Maia já teria sido comunicado que perderá o comando do PL no Rio Grande do Norte para Marinho.
A ideia da cúpula nacional da sigla seria “bolsonarizar” o partido no Estado e fazer frente ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lembrando que no ano passado o petista venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro nos dois turnos em quase todas as cidades do RN, com exceção apenas de Parnamirim.
“Primeiro, precisa saber se vai acontecer e se ele estaria disposto a vir. Se ele estiver disposto a vir eu acho que não há problema nenhum, da nossa parte de jeito nenhum. João é um homem público, generoso, batalhador, do bem, então não haveria problema. Mas é preciso partir dele, nós não podemos ficar aqui dando cantada no ar”, declarou Jaime de forma descontraída.
Via Agora RN
0 Comentários