Comissão de Turismo da CMN critica Setur por exclusão em ações da área

 




A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo, da Câmara Municipal de Natal, critica a exclusão, por parte da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), da participação em iniciativas e ações de interesse do poder legislativo. Na tarde desta quarta-feira (14), o presidente do colegiado, vereador Dickson Júnior (PDT) e o vice-presidente, Luciano Nascimento, externaram a insatisfação com a ausência de convite para a divulgação do Mapeamento dos Negócios de Turismo da Cidade de Natal, divulgado pela manhã, resultado de um termo de fomento firmado entre o Município e a instituição. 


“Ação ótima e necessária. Mas a nossa Comissão, que também está à frente disso, fazendo estudos e visitas para ver situação dos nossos pontos turísticos, avaliando matérias a respeito, e, portanto, na linha de frente dessa luta pelo desenvolvimento da nossa maior atividade econômica, não teve convite algum, que não chegou a nenhum dos seus membros. Estamos aqui pra somar, pra ajudar (a prefeitura, a Setur). Uso esse espaço para externar nossa insatisfação”, criticou Dickson, que assumiu recentemente a missão de presidir a Comissão. 


Já Luciano Nascimento reforçou: “Vou corroborar com as palavras do nosso presidente. O turismo é A maior indústria de geração de emprego e renda de Natal e os vereadores integrantes dessa comissão são comprometidos. Dickson já assumiu a Comissão fazendo visitas e reuniões e é uma falha grave da Secretaria de Turismo que a gente não participe desse momento importante. Temos o exemplo das ABIH que nos convida para seus eventos”, ressalta. 


O Vereador observa que alocam emendas para a área, se confraternizam com empresários, têm eventos de homenagens quando demonstram como recursos estão sendo aplicados e as ações que estão sendo realizadas para impulsionar o turismo e, por outro lado, a prefeitura os exclui. “A gente deixa nossa nota de tristeza e de repudio, dizendo que a Setur tenha mais atenção com essa comissão que também colabora com o turismo da nossa cidade”.  


EVENTO

Foi divulgado nesta manhã os dados da pesquisa realizada com 2.184 negócios (empreendimentos) formais do turismo da capital potiguar. O levantamento consultou seis segmentos do turismo, como meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de turismo, lojas de artesanato, equipamentos de entretenimento e lazer e bugueiros. O objetivo do mapeamento era obter números mais precisos sobre os seis setores para que a Secretaria possa planejar melhor as suas ações. 


Na ocasião, mostraram ao trade turístico o mapeamento da cidade, para identificar os negócios formais; a geração de emprego, o faturamento, a quantidade de leitos, a transformação digital e a inovação em tecnologia, mostrando o que o turismo tem a oferecer para facilitar as ações que a Prefeitura vai realizar para incrementar e promover cada vez mais o turismo na cidade. O mapeamento focou no corredor turístico de Natal, em áreas onde o setor é mais forte economicamente, como os bairros de Ponta Negra, Lagoa Nova e Cidade Alta.

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