O Procon Municipal
disponibiliza um serviço de atendimento ágil, rápido e eficiente através do
aplicativo WhatsApp. Por meio do número (84) 98870-3865, os consumidores podem
enviar demandas, incluindo sugestões, dúvidas, pedidos de orientações,
denúncias, críticas ou elogios ao instituto. O serviço está em funcionamento
desde 2016 em
Natal e,
atualmente, é responsável por pouco mais da metade
dos atendimentos.
Em 2022, segundo dados
do órgão, foram 17.918 atendimentos, sendo 9.540 (53%) via WhatsApp, 7.687 por
telefone e 781 presenciais. Os dados demonstram a importância da ferramenta
tecnológica, uma vez que garante a agilidade dos trabalhos e permite a
ampliação do acesso da população.
O uso do WhatsApp
se torna ainda mais essencial quando se observa o crescimento da busca pela instituição.
Para se ter uma ideia do aumento de demanda no Procon Natal, em 2020 foram
1.533 atendimentos. Em 2021, esse número saltou
para 7.821 e, ano passado, somando todas as ferramentas de atendimento ao
público, 17.918 demandas foram atendidas.
Na opinião do diretor-geral do Procon Natal, Carlos Fialho,
diversificar a forma de atender ao consumidor é essencial. “É importantíssimo, pois foi justamente a diversificação
das ferramentas de atendimento que proporcionou o aumento no número de casos
atendidos e a consequência disso é que
zeramos a fila de agendamentos”, explica.
Fialho explica que
a tecnologia, utilizada amplamente por todos fortalece ainda mais o trabalho de garantia dos
direitos dos consumidores. “Os casos recorrentes de infrações cometidas pelos
fornecedores e a vulnerabilidade do consumidor, observadas pelo Procon Natal em
muitas situações, mostraram ao órgão a necessidade de expansão da atuação do
instituto municipal”, comenta.
Atuação do
Procon
O Procon tem um
índice de 67% de acordos. Muitos conflitos são resolvidos antes mesmo da
abertura dos processos, através de linhas
diretas. Nesses casos, o percentual de acordos sobe para até 90%.
Além de atuar nas
negociações entre consumidores e fornecedores, a entidade presta serviços
importantes como as pesquisas de preços e análise de processos. Ano passado,
para a realização das pesquisas, 1.311 estabelecimentos visitados. Ainda em 2022,
o setor jurídico da entidade analisou 860 processos.
O instituto também realiza audiências de conciliação,
faz pesquisas de rotina, promove um cronograma
semanalmente ou mensalmente
(supermercados, cesta básica, gás de cozinha e postos de combustível), além das
sazonais (matrícula escolar, dia das mães, natal,
dias dos pais, dia
das crianças, são joão, páscoa).
Além disso, o Procon Natal realiza a
fiscalização em supermercados, bares,
restaurantes, farmácias, comércios e bancos. Algumas de rotina, outras fruto de
denúncias graças ao atendimento. O Procon vinculado ao Município de Natal também atende ao Ministério Público na
realização tanto de pesquisas como de fiscalização.
O órgão participa
de mutirões de atendimentos, de eventos em escolas, dispõe de um trailer para
fazer serviços de atendimento itinerante e está disponível para realização de
palestras em instituições com técnicos especialistas.
Outros canais
de atendimento
O Procon Natal ressalta que, mesmo com a implementação do serviço no WhatsApp, trabalha para estreitar e aproximar ainda mais o consumidor do serviço prestado e que o atendimento ao público continua a ser feito na sede do instituto, na Rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, Natal - RN CEP. 59025-090 - pelos Telefones: (84) 3232-9050 / (84) 3232-9051 e no e-mail: procon.natal@natal.rn.gov.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.
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