O
Carnaval de Natal de 2023 promoveu a circulação de R$ 126,8 milhões na economia
da cidade, em recursos movimentados pelas quase 440 mil pessoas que passaram pelos
diversos polos da festa organizada pela Prefeitura. Os dados foram revelados em
pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado do RN (Fecomércio/RN) e divulgada nesta terça-feira (28), em solenidade
realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão com a participação do
prefeito Álvaro Dias.
O
levantamento também apontou que 88,6% do público pretende voltar para
participar de outras edições do evento, assim como outros impactos econômicos
positivos. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, fez a apresentação
dos dados, juntamente com o diretor de Inovação e Competitividade da entidade, Luciano Kleiber.
A
pesquisa Fecomércio ouviu 700 pessoas, entre os dias 16 e 21 de fevereiro
(cinco dias de evento) e tem margem de confiança de 95%, e atestou que o
montante em circulação na economia da cidade foi superior ao Carnaval de 2020
(antes da Covid), que fez circular R$ 111 milhões em Natal. Além disso, os
festejos carnavalescos da capital potiguar movimentaram o dobro de recursos do
evento em Parnamirim e mais que o dobro de Caicó. Mais de 66% dos foliões
participaram do Carnaval na capital, motivados pela programação montada pela
Prefeitura, aprovando as atrações musicais e os eventos gratuitos nos polos.
“Esses
dados só reforçam a importância dos investimentos realizados pela gestão
municipal na organização do evento. O Carnaval gerou uma movimentação
financeira 21 vezes superior ao que foi aplicado. Geramos emprego, renda e
oportunidades. Vamos intensificar nossa política de apoio à economia criativa,
pois os indicadores são muito positivos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro
Dias.
O
público entrevistado pela pesquisa também apontou os principais fatores
positivos da festa. O acesso aos pontos onde ocorreram as apresentações foi
aprovado por 93,5% das pessoas. Na sequência, veio a organização. Para 92,8% do
público, esse foi o ponto alto do evento.
Depois
vieram os itens espaço físico/estrutura (92,7%); segurança (92,6%); divulgação
(81,5%); locais de alimentação (81%); limpeza urbana (78,9%); atrações musicais
(78,5%); transportes (52,9%) e preços cobrados (49%).
Evento
produz aumento em vagas de emprego
A
pesquisa também aferiu a percepção dos comerciantes. Ao todo, 300
empreendedores formais e informais participaram do estudo. Desse universo,
73,3% foi impactado de forma positiva pela festa; tendo 31% deles reforçado
suas equipes de colaboradores com novas contratações durante o período e 66,3%
investido na ampliação do estoque.
0 Comentários