Para atender à demanda ampliada de usuários em busca do serviço do
Cadastro Único, a Prefeitura de Natal organizou um mutirão de
atendimento, que iniciou nesta nesta quarta-feira (10), pela Zona Norte
da cidade. O atendimento nesta primeira etapa, na região, será feito até
a próxima sexta-feira (12), no Centro Municipal de Trabalho e
Empreendedorismo, no Gramoré. O mutirão, porém, vai se estender até
o início de setembro, com cada uma das quatro regiões da cidade sendo
contemplada por semana.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ana Valda
Galvão, acompanhou o início do trabalho e ressaltou que o regime
especial de atendimento é dedicado exclusivamente para as pessoas que
fizeram o agendamento no app Natal Digital. Desta forma, a Secretaria
vai garantir o atendimento de 10 mil pessoas, ampliando
aproximadamente em torno de 60% os atendimentos à população
natalense. Atualmente, 108 mil natalenses estão registrados no Cadastro
Único.
Pelo planejamento elaborado pela Semtas, na próxima semana (dias 15
a 19/08) a ação acontecerá na Zona Oeste, no Centro Municipal de
Referência em Educação (Cemure). De 23 a 25/08, os atendimentos
passarão para Árvore de Mirassol, na Zona Sul. A última etapa do
mutirão será no Palácio dos Esportes, Zona Leste, nos dias 30 e 31/08 e
01/09. Em todos os locais, os atendimentos serão realizados das 8 às 17
horas.
A titular da Semtas destaca o empenho e a dedicação da gestão da
Prefeitura em busca de soluções para resolver o problema das
constantes filas registradas anteriormente formada pelos usuários.
“Conseguimos equalizar essa situação, usando como critério o
agendamento pelo aplicativo. Os mutirões são muito importantes para
conseguir minimizar os impactos dessa demanda elevada. É uma forma
de facilitar a atualização de dados e também o esclarecimento de
dúvidas”, pontuou Ana Valda Galvão.
“Estamos realizando essas ações para que possamos atender um maior
número de pessoas que buscam ser inseridas nos programas do governo
federal. Sabemos que a pandemia aumentou a vulnerabilidade. Além
disso, houve o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil, que
contribuiu com o crescimento da procura da população em nossas
unidades”, complementa o prefeito Álvaro Dias.
Segundo a secretária, a equipe do mutirão conta com 30 cadastradores,
seis assistentes sociais e equipe de apoio. Além disso, as duas unidades
de cadastro único seguirão seu fluxo de atendimento normalmente.
“Natal é a única capital do país a disponibilizar duas unidades exclusivas
para o Cadastro Único. Fizemos um planejamento para oferecer o
melhor atendimento possível, mas sempre existem contratempos. Para
evitar problemas, pedimos aos que forem buscar os serviços do mutirão
que levem toda a documentação necessária e contribuam para facilitar
ao máximo o atendimento”, esclarece ela.
A dona de casa Elisângela da Silva, 32, foi uma das primeiras a chegar no
local de atendimento no CMTE da Zona Norte. Ela conta que estava
guardando ansiosa pelo momento de renovação do seu registro junto ao
Cadastro Único. “Estava muito angustiada, pois não estava conseguindo
agendar meu atendimento. Graças a Deus, deu tudo certo. O
acolhimento aqui está excelente e organizado. Vim para atualizar minha
situação e seguir recebendo o Auxílio Brasil. Houve esse aumento que
veio em boa hora, apesar de tudo estar muito caro”, revelou a moradora
do Pajuçara.
Documentação
Para a atualização cadastral, basta comparecer com documentos
originais dos familiares: CPF ou título de eleitor do responsável maior de
16 anos; carteira de identificação, carteira de trabalho, certidão de
nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência e
declaração escolar dos filhos entre 6 e 21 anos. Devem atualizar o
CadÚnico os moradores que tenham mudado de endereço, de cidade ou
que tenham alterado a composição familiar (nascimento de filhos,
casamento, óbito de familiar). Além disso, mudanças de renda e
localização da escola dos filhos também devem ser comunicadas para a
atualização.
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