A estrutura
cicloviária de Natal está sendo ampliada. Atualmente, a cidade conta com 90
quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. Até o final
de 2024, após a finalização dos projetos que estão sendo executados pela
Prefeitura, os ciclistas terão à disposição mais de 115 quilômetros de áreas
adequadas para pedalar de forma segura. É na Zona Norte onde estão concentrados
os principais investimentos da gestão no setor. Os canteiros centrais das
principais avenidas da região passarão a contar com estruturas cicloviárias.
Serão
aplicados R$ 6,2 milhões na execução desse projeto que pretende aumentar em
mais 15 quilômetros a malha cicloviária da capital potiguar em até 12 meses. O
prefeito Álvaro Dias dará a ordem de serviço para este projeto na próxima
terça-feira, dia 10. Os espaços serão instalados nas Avenidas das Cirandas;
Pico do Cabugi, Florianópolis; Guararapes, Nosso Senhor do Bonfim e Itapetinga.
As ciclovias serão de mão dupla e vão contar com sinalização horizontal e
vertical. Além disso, serão executadas melhorias no entorno das vias para
trazer mais conforto, melhorar a acessibilidade e gerar mais segurança para
pedestres e ciclistas.
“As
principais cidades em todo mundo estão investindo para melhorar as condições de
trafegabilidade e segurança para os ciclistas. Não poderíamos deixar de fazer
isso aqui em Natal. Esse é um modal de transporte alternativo muito prático,
econômico, ambientalmente sustentável, traz saúde e qualidade de vida e melhora
a mobilidade urbana, diminuindo o tráfego de veículos. A capital potiguar
caminha para ser referência em matéria de respeito aos ciclistas”, destaca
Álvaro Dias. Ainda na Zona Norte, a Prefeitura está executando a requalificação
da rua Maruim, na Redinha. A via também contará com uma ciclofaixa moderna e
sinalizada.
Na Zona Sul,
a estrutura cicloviária será reforçada com a continuidade do projeto de
modernização da avenida Praia de Ponta Negra. A ideia da Secretaria Municipal
de Mobilidade Urbana (STTU) é criar um anel cicloviário na região, alcançando a
Rota do Sol, conectando as principais ruas e avenidas do bairro. Já na Zona
Leste, a avenida Rio Branco, principal corredor de mobilidade da região, também
passou a contar com uma ciclovia na semana passada. Esse benefício está
inserido no projeto de requalificação viária que a STTU está executando na
região, melhorando as condições das calçadas da avenida.
Atualmente,
Natal conta com ciclovias, ciclorrotas e faixas compartilhadas em todas as
regiões. Existem espaços do gênero nas avenidas Prudente de Morais, Ayrton
Senna, Café Filho, Omar O´Grady, no Viaduto do Baldo, Ponte Newton Navarro,
seguindo pela avenida João de Deus, no bairro de Santos Reis, pela avenida Duque
de Caxias e finalizando com a conexão à ciclovia existente na avenida Rafael
Fernandes (também conhecida como avenida do Contorno). Além disso, a capital
potiguar possui estruturas cicloviárias na avenida Dr. Solon Miranda de Galvão,
interligando a avenida Roberto Freire ao Anel Viário do Campus Universitário;
Capitão-Mor Gouveia; Deodoro da Fonseca; Hermes da Fonseca e Roberto Freire.
“Essa gestão
tem uma sensibilidade enorme e vem investindo na adaptação da cidade para
oferecer melhores condições e segurança para os ciclistas. São avanços
inegáveis e significativos. Só quem tem a ganhar com isso é a cidade. Vamos
diminuir a circulação de veículos, a presença de gases poluentes oriundos da
queima de combustível dos carros também será menor e a vida útil da malha
viária da cidade será maior. Quando o Poder Público investe nesse tipo de
política pública, incentiva cada vez mais pessoas a trocarem o carro pela
bicicleta”, observa Carlos Milhor, diretor do Departamento de Engenharia de
Trânsito da STTU e membro da Associação dos Ciclistas do RN.
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