Vereador Kleber Fernandes homenageia projetos sociais incentivadores do esporte




Projetos sociais incentivadores do esporte natalense foram homenageados na noite desta terça-feira (26) pela Câmara Municipal de Natal. A solenidade foi proposta pelo vereador Kleber Fernandes e promoveu a entrega de 42 homenagens e contou com a presença da Secretária de Esporte e Lazer de Natal, Jodia Melo


“O esporte promove transformação social, inclusão, qualidade de vida, lazer, saúde, além de entretimento e integração social. Entretanto, sabemos que o poder público tem suas limitações e, com isso, surgem voluntários, associações e projetos sociais voltados para esse trabalho de inclusão social por meio do esporte. O intuito dessa solenidade é justamente reconhecer e valorizar os serviços prestados por eles em nosso município.”, explicou o propositor da Sessão Solene, vereador Kleber Fernandes.


Os projetos homenageados abrangem diversas práticas esportivas, como o judô, karatê, jiu-jítsu, capoeira, futebol amador, futsal, atletismo, futvôlei, remo, beach tênis, Muay Thai, bodyboarding, entre outras, e possuem atuação nas quatro zonas do município. Além disso, também receberam homenagens indiciativas que promovem atividades físicas e expressões artísticas, como danças folclóricas e balé.


“Esses projetos merecerem uma atenção especial porque vislumbram não apenas o esporte, mas principalmente a formação de pessoas melhores para o mundo. Além disso, sabemos que a partir dos projetos sociais, nasceram vários atletas, incluindo atletas olímpicos. Então, eles são muito importantes para a nossa sociedade.”, ressaltou a Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Natal, Jodia Melo.


Entre os projetos homenageados, um dos destaques é o Memorial da Capoeira que, além do esporte, desenvolve na Zona Oeste de Natal atividades socioculturais e, atualmente, atende a 120 crianças da rede pública de ensino e cerca de 480 pessoas, com orientações profissional e pedagógica, cursos de línguas estrangeiras, aulas de reforço escolar e preparatório para o Enem. Para Nivaldo, coordenador do projeto, “o objetivo principal é encaminhar jovens às universidades e de lá, mais qualificados, ao mercado de trabalho, ajudando assim a reduzir as desigualdades sociais”, explicou.


Outro projeto homenageado, este de grande porte, foi a Maratona do Natal. “Sabemos a importância que vem, junto à Maratona do Natal, nesses eventos e projetos sociais tirando crianças e adolescentes de pontos negativos, contribuindo assim para a formação deles.”, afirmou Liz Soares, organizadora e idealizadora da Maratona do Natal e uma das homenageadas da noite. “Eu também sou fruto de um projeto social, em Salvador, e hoje graças ao esporte posso estar aqui representado essa bandeira extremamente inclusivas transformadora.”, completou.

Postar um comentário

0 Comentários