Projeto do vereador Hermes que institui o Registro de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em Natal é aprovado pela Câmara

 



Projeto foi aprovado em segunda discussão e visa registrar informações sobre a ELA em Natal


A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (14), em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Hermes Câmara (PTB) que institui o banco de dados do Registro de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O pro


jeto tem o propósito de registrar informações sobre a ocorrência da doença no município de Natal, detalhando de forma epidemiológica a ocorrência de ELA, além de fornecer dados sobre pacientes acometidos, suas características, incidência predominante, mortalidade e outros aspectos.


O vereador comemorou a aprovação do projeto. Segundo ele, o registro deverá contribuir para que o município tenha dados concretos sobre a doença. “Considero esse projeto muito importante, tanto pelo apoio aos pacientes e seus familiares, quanto pelo acesso aos dados que nosso município deve ter para com uma doença. Infelizmente, a ELA tem crescido, afetando tantas pessoas. Com o registro, será possível que Natal tenha maiores informações, para futuros tratamentos e diagnósticos”, explicou o vereador Hermes.


Sobre a ELA


A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. Nessa doença, as células nervosas se quebram, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte. A causa é ainda é desconhecida. O principal sintoma é a fraqueza muscular. Medicação e terapia podem retardar a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e reduzir o desconforto, mas ainda não há cura.

Postar um comentário

0 Comentários