PF PRENDE SECRETÁRIO DE ADMINSITRAÇÃO PENITENCIÁRIA APÓS VISITA A MARCINHO VP

 





Investigação começou depois que Rafael Montenegro fez uma visita inusitada ao presídio de Catanduvas (PR) para uma conversa com o traficante Marcinho VP


Polícia Federal prendeu agora de manhã o secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, um dos alvos da Operação Simonia. Cerca de 40 agentes cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pelo TRF-2.

Os demais alvos são o subsecretário de Gestão Operacional da Seap, Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Operacional, Sandro Faria Gimenes.

A investigação começou depois que Montegro fez uma visita inusitada ao presídio de Catanduvas (PR), em maio deste ano, para uma conversa com o traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. Eles teriam discutido sobre o retorno do criminoso ao Rio.

O fato despertou suspeitas da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Marcinho VP se encontra fora do Rio em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) desde 2007.

Segundo a PF, “os agentes públicos se comprometeram e realizaram diversas diligências para viabilizar o retorno de criminosos custodiados na Penitenciária Federal de Catanduvas, Paraná, para o estado do Rio de Janeiro”.

“Além disso, os servidores franqueavam a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais estaduais tendo, inclusive, realizado a soltura irregular de criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia sabidamente mandados de prisão pendentes de cumprimento. A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas.”

Além da conversa com Marcinho VP, Raphael autorizou a soltura de um dos chefes da cúpula do Comando Vermelho, Wilton Quintanilha, o Abelha, no dia 27 de julho. O traficante foi solto, mesmo com mandado de prisão ativo. Advogado que atuou na campanha de Wilson Witzel, Raphael é enteado do ex-desembargador Abel Gomes, que foi relator da Lava Jato do Rio no TRF-2 e se aposentou março deste ano.

A PF informa ainda que o nome Simonia faz referência a uma prática medieval em que detentores de cargos trocavam benefícios ilegítimos por vantagens espúrias.

via O Atangonista 

Postar um comentário

0 Comentários