Seca verde e alternativas para os produtores são pautas de reunião da Anorc com SAPE, Emparn e Asplan

 



O secretário de Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha; o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; e o metereologista da Emparn, Gilmar Bristot; foram os convidados da reunião de diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) nesta terça-feira, 29. Na pauta, a situação atual e perspetivas futuras de chuvas para o estado nos próximos meses, além de medidas de convivência com o quadro de “seca verde”, já praticamente consolidado.

Bristot destacou que há boas perspectivas de melhoras no volume de chuvas para os meses de julho e agosto ainda para as regiões agreste e litoral.



O presidente da Anorc, Marcelo Passos, cobrou do secretário e do presidente da Emparn, ações e medidas de suporte ao produtor rural. 


Saldanha destacou três pontos que se alinham a este pedido de suporte: o projeto de instalação de poços artesianos pela secretaria; a comercialização de feno dos estoques da EMPARN a preços diferenciados, desde que adquiridos por intermédio da Anorc; distribuição gratuita de palma para produtores, e a análise de um possível reajuste para o preço pago pelo litro do leite dentro Programa do Governo aos produtores. 

Por fim, o Presidente da Anorc e o Secretário de Agricultura irão iniciar tratativas com a bancada federal, na busca de um crédito rural desburocratizado e de fácil acesso pelo FNE para ajudar o produtor a atravessas a seca verde. 


Dessa forma, irão procurar, com urgência, a bancada federal para tentar viabilizar uma linha de crédito rural específica para a compra de insumos, que dê suporte aos produtores na seca corrente.


Na ocasião, o presidente da Asplan, Hermano Neto, que também participou da reunião, pontuou o objetivo de, junto com os produtores e a Anorc, traçar uma estratégia de fornecimento de cana como volumoso para o gado, sobretudo de lavouras com baixa produtividade, mas que atendem perfeitamente ao rebanho. As associações vão discutir detalhes para levantar potenciais fornecedores.

Postar um comentário

0 Comentários