App Natal Digital aproxima cidadão dos serviços da Prefeitura

 




Há um ano, a população de Natal conta com uma ferramenta rápida,

acessível e a custo zero para buscar os serviços oferecidos pela

Prefeitura, contribuindo para aproximar o cidadão da gestão. O

aplicativo “Natal Digital” entrou em funcionamento no Carnaval do ano

passado e desde então está passando por constante aperfeiçoamento.

Com ele, o natalense pode agendar o atendimento nos órgãos da

administração pública municipal; solicitar a realização de melhorias em

vias públicas; solicitar a troca de lâmpadas em sua comunidade;

Acompanhar as notícias da gestão; tem acesso as principais rotas

turísticas da cidade; agendar eventos e muito mais. Para acessar o Natal

Digital, basta o usuário ir à sua loja no smartphone, teclar Natal Digital,

baixar o app e passar a ter acesso aos diversos.

A secretária-adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria

Municipal de Planejamento (Sempla), Carolina Barbosa, diz que o “Natal

Digital é um dos projetos de modernização da Prefeitura do Natal 4.0

com grande destaque”, pois tem como objetivo “ampliar os serviços on-

line oferecidos aos cidadãos, bem como promover a inserção deles

(cidadãos) na gestão municipal com base no conceito de inovação em

gestão participativa e governo eletrônico”.

O termo “4.0”, explica Carolina, vem do conceito da área industrial que

assim é conhecida por englobar as principais inovações tecnológicas nos

campos da automação, controle e tecnologia aplicada aos processos de

manufatura. “Com isso, os processos tendem a diminuir seus custos e se

tornarem mais autônomos e eficientes, aumentando a produtividade”.

Na gestão pública, o governo eletrônico prioriza o uso das tecnologias da

informação para democratizar o acesso às informações e transformar as

relações entre órgãos do próprio governo, empresas e cidadãos. “A

ampliação da participação popular na construção das políticas públicas e

as iniciativas inovadoras são o novo paradigma para a gestão pública,

que precisa simplificar e agilizar a prestação de serviços de forma

eficiente”, explica a secretária municipal de Planejamento, Joanna

Guerra.

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