População de rua tem acesso a atividades esportivas durante pandemia


As pessoas que vivem em situação de rua em Natal estão recebendo um tratamento diferenciado da Prefeitura neste período em que a cidade está em situação de emergência por conta da pandemia de Covid-19. Além do acesso à alimentação, banheiros, lavanderias, fornecimento de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19, material de higiene pessoal, os usuários agora participam de atividades de esporte e lazer. As escolas municipais Santos Reis e Celestino Pimentel, Albergue Municipal e o Centro de Convivência Santos Reis foram os locais definidos pela gestão municipal para abrigar as pessoas em situação de rua da cidade.  
Na Escola Santos Reis, estão sendo abrigadas 31 pessoas e na Escola Celestino Pimentel, 25 pessoas. A parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Esporte e Lazer (SEL) está oferecendo aulas de atividades esportivas nas terças, quartas e quintas, das 14h às 16h, para grupos de até 12 pessoas por vez. Atividades competitivas e de contato corporal não estão sendo realizadas, justamente para respeitar o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Dentre as atividades propostas, também estão sendo realizadas sessões de exercícios laborais com as equipes de trabalho da Semtas, assim o bem-estar de todo o conjunto é mantido. Após o período de abrigo, os moradores de rua também poderão se manter ativos fisicamente, pois estão recebendo instruções para manter um estilo de vida saudável dentro de suas possibilidades.
“Esporte e lazer são uma combinação muito positiva. Os usuários têm uma oportunidade de se condicionarem melhor, são atividades que geram prazer, distraem e também ajudam na convivência. A ação faz parte do cuidado e da atenção que a Prefeitura vem oferecendo à população de rua da nossa cidade”, afirma a titular da Semtas, Andréa Dias.
Ainda seguindo o propósito da Prefeitura de prestar a melhor assistência possível, o Albergue Municipal passou a oferecer os seus serviços 24 horas por dia no período da pandemia. Já o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro Barro Vermelho, segue com o seu trabalho de atendimento às pessoas em situação de rua, focando principalmente nos indivíduos que fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Além dessas medidas, uma central de atendimento composta pela equipe do Serviço de Abordagem Social da Semtas está disponível, de domingo a domingo, das 10h às 22h, para dúvidas e informações através dos telefones: 98870-3861 e 98870-3327.

Postar um comentário

0 Comentários