Os investimentos realizados pela Prefeitura de Natal no Carnaval 2020 geraram um resultado financeiro 55% maior que no ano anterior. O crescimento é atestado em pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/RN). O levantamento aponta que natalenses e turistas colocaram em circulação R$ 111,1 milhões durante o Carnaval. Em 2019, essa movimentação foi de R$ 71 milhões.
Houve um aumento também na participação popular. A edição 2020 contou com um público de 631.300 foliões, considerando a soma de todos os dias de festa e a presença nos sete polos da festa com muita alegria, disposição e irreverência. O número é 5,65% maior que o do ano passado. Outro dado relevante da pesquisa diz respeito à aprovação que os investimentos no Carnaval mereceram do público: 89,6% dos entrevistados opinaram nesse sentido.
O levantamento constatou ainda um incremento na presença de turistas. De acordo com o levantamento, 31,9% do público foi formado por pessoas de fora de Natal. Desse universo, 98,4% veio de outras partes do Brasil e o restante, 1,6% foi de estrangeiros. A maioria dos turistas brasileiros veio do estado de Pernambuco (3,8%) seguido pelos visitantes do Rio de Janeiro (3,4%), São Paulo (3,2%), Paraíba (2,8%), Ceará (1,8%), Bahia (1,6%), e Minas Gerais (0,9%).
O principal motivo escolhido pelo público para curtir o Carnaval em Natal foi a seleção das atrações musicais: 45,9% dos foliões foram atraídos pelo cardápio musical na cidade durante o período momesco. Outros 27,2% do público se disseram atraídos pela Alegria/Animaçao/Folia. As praias natalenses foram escolhidas por 19,3%. As festas gratuitas foram motivo para atrair 17,4% do público, ao passo que 13,5% dos entrevistados apontaram a falta de dinheiro para curtir a festa na capital potiguar e 12,9% selecionaram a organização do evento como principal atrativo.
O prefeito Álvaro Dias afirma que os resultados da pesquisa refletem o que se pôde constatar nas ruas. “A aprovação dos investimentos realizados aliado ao grande volume de recursos que circulou na economia natalense nos enche de alegria. São marcas expressivas que comprovam a consolidação do Carnaval de Natal como um dos maiores do país. É a economia criativa e a cultura contribuindo para a geração de emprego e renda na nossa cidade. Ficamos muito felizes e orgulhos de ver o resultado de tanto trabalho ser aprovado pelo público que participou da festa”, ressalta o prefeito.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que os números ratificam o acerto da Prefeitura em apostar na consolidação de eventos populares e que incentivem a chamada economia criativa como ferramentas para estimular o desenvolvimento da cidade. “O crescimento da participação de turistas e do volume de recursos movimentados traz uma visão muito clara do quão importantes são estes eventos para fazer girar recursos na economia, gerando ocupação e renda para o nosso povo. Eu sempre defendi que esta é a forma mais eficiente e eficaz de promover o desenvolvimento social e econômico de uma cidade, um estado ou um país. O prefeito Álvaro Dias e sua equipe estão de parabéns”, afirma ele.
A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN foi feita com base em 891 entrevistas coletadas de 20 a 25 de fevereiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.
0 Comentários