Carnaval de Natal alcança público digital



O Carnaval de Natal 2020 foi um sucesso real e também no mundo digital. A Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social, conseguiu alcançar milhares de foliões que estavam dentro e fora dos polos.

A festa foi amplamente divulgada pelas redes sociais, pela transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook, através de reportagens feitas pelas equipes de jornalistas e fotógrafos da Prefeitura e postadas no portal do município. 

“O Carnaval em Natal mostrou que está consolidado com um grande apelo popular e aprovação das pessoas que participam da festa. A Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, deu uma ampla visibilidade aos eventos com uma abrangente campanha no rádio e televisão mostrando os grandes números do carnaval e a programação prevista, como também utilizando a internet pelo imediatismo da comunicação em rede, inclusive proporcionando a transmissão em tempo real por diferentes meios, o que amplia o alcance da festa para além das fronteiras da cidade”, diz o secretário de Comunicação Heverton de Freitas.

A transmissão em tempo real da festa foi feita pelo Instagram gerando 52.591 interações. Uma média de 634 interações por post. 

Nesse período, 1.146 novos seguidores passaram a acompanhar essa rede social, que conta com um total de 95.750 seguidores.

Já o Facebook da Prefeitura do Natal contabilizou um número total de 10.561 visualizações da página e 91.704 interações apenas no Carnaval em Natal. A rede social ganhou nesse mesmo período 909 seguidores e 580 curtidas na página. Atualmente 170.721 pessoas seguem e 168.717 curtem a Prefeitura do Natal no Facebook.

Repetindo o sucesso do Natal em Natal, a Secom transmitiu ao vivo alguns shows do Carnaval 2020. As transmissões dos shows do Carnaval alcançaram mais de 400 mil pessoas nas redes sociais. A 95 FM também transmitiu ao vivo as apresentações musicais. Em quatro dias, foram transmitidos 11 shows, alcançando um total de 393.672 pessoas no Facebook. O show do pernambucano Alceu Valença foi o que gerou o maior número de interações no Facebook. Ao todo, 169.507 pessoas alcançadas no Facebook. Em seguida o show da cantora Iza com 54.610 pessoas alcançadas. Já no You Tube, os vídeos foram vistos 9.914 vezes. O canal da Prefeitura do Natal nessa rede ganhou 242 novos inscritos durante o carnaval.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura produziu 69 matérias sobre programação, serviços e ações relacionadas ao Carnaval de Natal, que foram postadas no Portal www.natal.rn.gov.br e distribuídas para a imprensa. Além disso, a cobertura jornalística do Carnaval de Natal teve o reforço de algumas das principais FMs da cidade, como as rádios 94, 95 e 96, com pelo menos quatro flashes diários por emissora. 

Para quem deseja ver (ou rever) os shows transmitidos no Carnaval de Natal 2020, é só acessar os seguintes endereços:
Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradonatal/
YouTube: https://www.youtube.com/user/natalprefeitura

APP NATAL DIGITAL
A novidade da Comunicação do Carnaval foi o aplicativo Natal Digital, que levou a festa de Momo para a palma da mão do folião, com todas as informações sobre o evento. Nesse período do Carnaval de Natal, foram contabilizadas 3.600 instalações do aplicativo. Usuários de 37 bairros da cidade baixaram o aplicativo Natal Digital, sendo que Ponta Negra foi o que registrou o maior número de downloads (210). Um dado interessante é que, do total de downloads, 125 foram feitos por visitantes que curtiram a festa na cidade.

Para além do Carnaval, o aplicativo vai ganhar novas funções e disponibilizará notícias, obras da gestão, pesquisas, serviços e monitoramento meteorológico, por exemplo. Seguindo o conceito de cidade sustentável, o app terá quatro pilares, que são engajamento, transparência, mobilidade e sustentabilidade. O atendimento ao cidadão será em tempo real.

Para acessar o Natal Digital, é fácil e rápido. O usuário vai em sua loja no smartphone, tecla Natal Digital. "O aplicativo Natal Digital teve mais de 3.600 downloads e os elogios foram enormes, pela disponibilização de uma ferramenta moderna e de interação social. O Carnaval foi só um “aperitivo”, pois o aplicativo abrangerá mais áreas e o sucesso será ainda maior, tenho certeza", disse o secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira.


HOTSITE DO CARNAVAL
Para facilitar, ainda mais, o acesso do folião às informações como programação, locais dos shows, a Secom também criou o hotsite do Carnaval de Natal (www.carnavalemnatal.com.br). Até 25 de fevereiro, o endereço eletrônico recebeu 8.865 visitas. A abertura do Carnaval (20/02) foi o dia que gerou o maior número de visitas: 1.751.

Postar um comentário

0 Comentários