VIVA MENTE: COMUNIDADE ESCOLAR APROVA IMPLANTAÇÃO DA LEI




 Professores, funcionários e pais de estudantes de escola beneficiada querem implantação do projeto de lei de saúde mental pelo Município



Professores e funcionários comemorando a iniciativa, pais dizendo que aquele conhecimento faria a diferença na condução de suas famílias, e uma equipe de voluntários orgulhosa de colocar em prática um Projeto de Lei recentemente aprovado - 104/2019 – o Viva Mente – que se propõe a contribuir para melhorar a saúde mental na comunidade escolar. Esses eram os depoimentos neste sábado (26/10), na Escola Joaquim Honório, no Alecrim, durante o “I Encontro Saúde Mental e o Resignificado no Contexto Escolar”, de iniciativa do vereador Dickson Junior (PSDB).

O parlamentar municipal destacou a necessidade de trabalhar a questão, que considera a grande doença da sociedade da atualidade, diante de tantos casos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, mutilação e suicídios. “Estou satisfeito com esse projeto-piloto e espero que a gente tenha dado nossa pequena contribuição para esse grave problema. Queremos que a Prefeitura do Natal, que tem estrutura, sancione a Lei e implemente. Mas, enquanto o Município não faz, vamos fazendo esse trabalho de formiguinha, com a ajuda de voluntários, mostrando que é possível. Já estamos organizando a próxima edição nas Quintas”, adiantou.

Diretora da unidade pública, Rose Matias, observou que a ação de hoje teve um trabalho bem cuidadoso e articulado e, por isso, agradecia o público que compareceu – professores, funcionários e pais e alunos. “Esperamos ter outros momentos como esse. Vocês trouxeram um problema pra nós, porque todos queriam que essa equipe ficasse aqui durante a semana toda fazendo esse trabalho. Mas, foi muito válido esse primeiro momento, e vamos articular mais parcerias. Agradecemos demais o vereador pela Lei e por essa ação de hoje”. 


A coordenadora, Cristina Mariana, reforçou: “Nós só temos que agradecer pela parceria. É algo ímpar que estávamos precisando. Geralmente, todos sempre se preocupam com o aluno, mas o professor precisa estar bem pra cuidar do aluno. Temos muitos docentes doentes. Foi bom demais hoje e ficamos muito satisfeitos. Foi muito proveitoso e até já conversei com pais, que me confirmaram também. Não nos esqueçam. Vamos continuar esse trabalho. Espero que a Lei realmente seja implementada, não somente aqui na escola, mas em todas as unidades da rede pública”, disse.

Um dos coordenadores da ação, o bacharelando em Psicologia Bruno Will Dantas da Cunha, enfatizou que o projeto de lei é maravilhoso. “Foi um sucesso e já aguardamos, com ansiedade, as próximas edições. Obrigado, vereador Dickson Junior, por ter esse olhar de que é necessário cuidar da saúde mental da nossa população”. Seu colega psicólogo e também voluntário, Renato Dantas de Medeiros, complementou: “Tenho certeza que esse projeto vai gerar muitos frutos. Está acontecendo de uma forma muito bonita. Ficaram boas recordações desse primeiro evento e vou levar muitas coisas também pra minha vida do que ouvi dos professores e funcionários hoje nesta escola”. 
Na ação, após uma abertura inicial com café-da-manhã e boas vindas, com explanação geral do que era o “Viva Mente”, grupos foram formados para minicursos com cerca de duas horas de duração, onde se conversou sobre sinais de transtornos na área de saúde mental, formas de enfrentá-los, informações sobre serviços disponíveis para tratamentos, além de ouvir as demandas apresentadas pelos participantes, assim como realização de dinâmicas e vivências que aproximaram colegas de trabalho e servidores das escolas e familiares dos alunos. As crianças tiveram recreação sob cuidados de voluntários. 

 *SOBRE O PROJETO DE LEI* 
Aprovado no fim do mês de conscientização sobre prevenção do suicídio e atenção com a saúde mental – o Setembro Amarelo – o Projeto de Lei 104/2019 deve ser coordenado pela SME, com apoio e parceria das Secretarias Municipais de Saúde – SMS - e de Trabalho e Assistência Social - Semtas. O Poder Executivo deve designar uma equipe de trabalho multiprofissional, que tenha conhecimento vinculado ao tema. A matéria prevê a possibilidade de convênio, parceria e termo de cooperação para auxiliar seu desenvolvimento. 

O programa terá sua atuação em período determinado pela equipe multidisciplinar, formada para coordenar o programa, tendo a realização e desenvolvimento de cada edição, em instituição de ensino municipal diferente, ficando a cargo do Poder Executivo, a elaboração de cronograma das instituições, que irão ser contempladas com a visita do programa, cabendo a ampla divulgação do citado cronograma. 

O “Viva Mente” tem por objetivo trabalhar a questão através de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e outros meios, que a equipe multidisciplinar designada, achar necessário, sobre os modos de combate e prevenção dos males psicossociais escolar, em todas as suas formas.

Postar um comentário

0 Comentários