ROBSON CARVALHO HOMENAGEIA APAE PELOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO





A Câmara Municipal de Natal promoveu sessão solene para celebrar os 60 anos de fundação da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) de Natal, na noite desta quinta-feira (24). A iniciativa foi do vereador Robson Carvalho (PMB), com o apoio dos demais vereadores. O plenário da Casa contou com a presença de voluntários, diretores, coordenadores, funcionários e alunos; personalidades que marcaram a história da instituição receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Em atividade na capital potiguar no bairro Dix-Sept Rosado, a APAE foi criada através do Clube de Pais e Mestres da Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, e fundada em caráter provisório no dia 31 de outubro de 1959, sem responsabilidade jurídica, sendo agregada à Sociedade Professor Heitor Carrilho, que desenvolvia um trabalho com crianças excepcionais. A missão da entidade é promover, com a participação da família, a prevenção e a manutenção da saúde, habilitação, reabilitação, formação, inclusão e defesa de direitos da pessoa com deficiência.
"No contexto de um estado que tem índices populacionais de portadores de deficiência que superam a média nacional, vocês (funcionários e colaboradores da APAE), muitas vezes, são a diferença entre uma vida relegada ao sofrimento de estar à margem da sociedade e uma outra existência, cheia de possibilidades e alegrias. Então, associações como a APAE, devem, não somente ser incentivadas, mas também, valorizadas e, sobretudo, fortalecidas. Por isso, publicamente: assumo o compromisso de fazer tudo o que estiver, institucionalmente ao meu alcance, para que iniciativas positivas continuem sendo postas em prática", afirmou o vereador Robson Carvalho, em seu discurso.
"Queremos expressar que nosso sentimento é de gratidão a essa Casa, representada pelo vereador Robson Carvalho. A Câmara tem sido parceira da APAE na busca pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. Registramos nosso apreço aos senhores parlamentares e o desejo que essa caminhada conjunta torne essa luta cada vez mais eficaz", comemorou a presidente da Federação Estadual das APAEs, Maria Alzira Correia da Silva.
Suely de Andrade Freire, diretora técnica da APAE/Natal, disse que a instituição é referência em projetos de inclusão para pessoas com deficiência. "O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. E o reconhecimento do Legislativo natalense coroa essa trajetória de 60 anos de vitórias".
Por sua vez, a supervisora pedagógica da APAE/Natal, Denise Maria Domingues Anache, falou que a Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em diversas regiões do território nacional. "Estamos ampliando nossa presença em Natal. Hoje, 540 alunos recebem apoio clínico e pedagógico. Trabalhamos com projetos que envolvem coral, banda, dança, artes visuais, oficinas de artes, capoeira e futsal, além dos programas de atendimento educacional especializado com letramento, numeramento e informática educativa", concluiu. 
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo

Postar um comentário

0 Comentários