DR. BERNARDO FISCALIZA CONTAS E FAZ RECOMENDAÇÕES À SECRETARIA DE SAÚDE




Como membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual participou nesta quinta-feira (9), da Reunião Extraordinária da Comissão de Finanças e Fiscalização, com o objetivo de analisar o Relatório de Prestação de Contas da Gestão do SUS estadual, apresentado pelo secretário de saúde, Dr. Cipriano Maia e equipe da Sesap, referente ao último quadrimestre de 2017 e os três de 2018.

Dr. Bernardo e os demais parlamentares relataram a preocupação com as demandas reprimidas nas cirurgias eletivas e emergenciais, como também discutiram outras problemáticas da saúde pública.

O deputado abordou os gastos excessivos com exames, que precisam ser reavaliados e otimizados, reduzindo o custo destes procedimentos. "A Secretaria de Saúde do estado gasta muito mais dinheiro no diagnóstico de doenças, do que com tratamento e prevenção. Infelizmente, alguns exames são realizados desnecessariamente”, ressaltou. 

"Isso é um dos gargalos seríssimos, pois o dinheiro da saúde pública que é pouco, está indo pelo ralo e a gente precisa rever, diante da crise financeira que estamos passando. É preciso envolver todos os atores para que possamos resolver essa problemática”, afirmou Dr. Bernardo.

"O interesse econômico muitas vezes sobrepõe os interesses da saúde”, enfatizou Dr. Cipriano Maia. Alegou que é difícil fazer gestão com a precariedade dos recursos públicos, pois o recurso de 16 milhões mensais destinado à secretaria, não é suficiente para sustentar todo Estado. Em relação aos exames, disse que é preciso ser feito um trabalho de atenção básica, com profilaxia de doenças e campanhas de conscientização para se evitar a prática desnecessária de requisições. 

"Hoje a atenção básica precisa ser revista, não só na questão de solicitação de exames, mas das fichas de referências. Os municípios precisam contratar médicos para fazer uma triagem no atendimento clínico”, declarou Dr. Bernardo. 

O parlamentar também abordou a temática dos acidentes no trânsito, devido ao alto índice de pacientes nos hospitais públicos. "Precisamos discutir medidas e apresentar soluções. Por isso, dia 11 de junho vou promover uma Audiência Pública sobre os Acidentes de Trânsito e suas Consequências, pois além das mortes e sequelas, gera grande impacto econômico nas despesas da saúde do Estado ”, destaca.

Postar um comentário

0 Comentários