A REALIDADE DA CEASA, AS DEFICIÊNCIAS E OS CAMINHOS PARA AS SOLUÇÕES

Como é de conhecimento dos nossos leitores, passamos boa parte do ano de 2018 cobrindo a situação caótica pela qual a Central de Abastecimento do RN (CEASA) passava a época. Em alguns momentos, a CEASA lembrava um território em guerra.

Diante de informações recebidas, fizemos há cerca de 15 dias um elogio aqui neste espaço aos atuais administradores da autarquia. A reação por parte de alguns permissionários foi imediata. Foi cobrada a nossa presença no local e  o chamado foi atendido na última quinta-feira (2).


No local encontramos lixo espalhado, caçambões cheios e também caçamões vazios. A desorganização no trânsito interno, acaba gerando um enorme engarrafamento na Av. Capitão Mor Gouveia. Também, ao dialogar com comerciantes, constatamos que vários comércios foram arrombados no dia anterior, 1 de maio, feriado do Dia do Trabalhador. A situação é comum no local, onde há apenas 1 segurança armado. 


No mesmo dia, procuramos a direção da CEASA e motivado por um mal entendido, não fomos recebidos pelos diretores. Ao publicar uma matéria neste blog cobrando a reunião, de imediato recebemos ligações oriundas da autarquia marcando o dialogo para o dia seguinte, sexta-feira (02).


Já na sexta-feira (03) durante o encontro, onde estiveram presentes além deste editor, os diretores Eduardo, Juliano Bandeira,Iuri, Flávio Morais e o Assessor de Comunicação, apresentamos um serie de questionamentos sobre quais medidas estavam sendo tomadas para atender o pleito dos permissionários e também a adequação ao que recomendou a auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado.


ESTACIONAMENTO 





A atual administração da Central de Abastecimento do RN, que tomou posse em janeiro de 2019, recebeu o estacionamento com o faturamento de cerca de 12 mil reais mensais, dados que constam na auditoria da Control.  Com medidas tomadas pela atual gestão, o faturamento já está na casa dos 32 mil mensais. Indagado sobre a possibilidade de privatizar a atividade,  o diretor-presidente Flávio Morais descartou a possibilidade e afirmou que funcionários da própria autarquia passarão a gerir o espaço e que está sendo adquirido o software para auxiliar e informatizar o fluxo de veículos e de caixa. 


Também já foi solicitado ao Departamento Estadual de Trânsito estudos para reordenar o transito interno da CEASA,  delimitando onde pode ser estacionado em caráter permanente e onde serão as vagas de carga e descarga. O próprio DETRAN realizará a sinalização de todo o espaço e caberá à gestão da autarquia a aquisição de todo o gelo baiano que será utilizado. 


Há também no planejamento da direção, medidas para restringir o acesso ao espaço público, visto que hoje não há ordenamento nesse sentido. A situação atual colabora com a insegurança e com os delitos. 

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS


Há por parte dos permissionários grandes reclamações no tocante a quitação de débitos contraídos pela falta de pagamento de taxas de ocupação e do condomínio. O relatório da Control indicou defasagem no valor cobrado e recomendou que fosse reajustado.


A direção da Central lançou uma campanha para que os débitos fossem parcelados em até 48 meses mas houve baixa adesão por parte dos permissionários.


Ainda de acordo com o relatório da Control, as dividas terão que ser inscritas na divida ativa e o nome dos devedores no Serviço de Proteção ao Credito. 


SANEAMENTO

As obras do saneamento interno da CEASA já foram executadas e concluídas. As ligações à rede coletora ainda não foram realizadas em virtude de ainda estar pendente uma licença e também por existir um débito entre a autarquia e a Companhia de Águas e Esgotos (CAERN) na ordem de 7 milhões de reais.  A diretoria informou que o assunto já está em debate e será solucionado nas próximas semanas. 

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS E EFETIVOS

A Central de Abastecimento tem hoje em seus quadros cerca de 40 funcionários efetivos e 76 Comissionados, os de livre nomeação. A nova gestão conta com 70 nomeados e 6 cargos comissionados vagos.

Os serviços de manutenção e conservação são realizados pela empresa terceirizada Inter Brasil e há também um contrato com a empresa JMT que fornece dois motoristas para a autarquia. 

Em relação aos cargos comissionados, faremos outra matéria com o raio-x das indicações políticas. 


SEGURANÇA


Há tratativas entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Comando da Polícia Militar e a direção da CEASA para a instalação de uma base do CPRE na estrutura da empresa. O objetivo é ordenar o transito, multar infratores e manter a segurança do local. 

OBRA PARADA




As obras dos banheiros que estão sendo construídos estão paralisadas por falta de repasse do governo do Estado para a empresa MVP Engenharia e Construção, que é a executora da obra.


O blog continua aberto aos permissionários, diretores e torce para que ambos consigam manter um entendimento. As medidas anunciadas pelos diretores são desafiadoras e podem ajudar a ampliar o fluxo de clientes e assim possibilitar a melhoria da estrutura. Há também que registrar que a situação da companhia poderia estar melhor se os permissionários estivessem cumprindo com suas obrigações no tocante ao pagamento dos débitos.




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